O feedback na aprendizagem baseada em problemas como instrumento de ensino-aprendizagem
Eficácia da ferramenta de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2018.11Palavras-chave:
Avaliação, Feedback formativo, ABPResumo
Introdução: A importância da formação de profissionais cada vez mais capacitados estimula o desenvolvimento de novos métodos de ensino, onde a Aprendizagem Baseada em problemas (ABP) se insere. Objetivo: Analisar a eficácia do feedback da metodologia de ensino ABP no processo de avaliação dos estudantes de Medicina. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, constituído por uma amostra de 60 voluntários, estudantes de Medicina, divididos em seis grupos focais, através de entrevista com perguntas sobre a cerca do feedback realizado nos grupos de ABP. Os resultados das variáveis qualitativas foram descritos por frequências. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Instituição. Resultados: Foi observado que 58 estudantes (98.3%) tiveram seu primeiro contato com o método ABP após o ingresso na Faculdade de Medicina de Olinda. O feedback no ABP foi destacado por 54 (90,47%) dos entrevistados como um instrumento importante na aquisição do conhecimento. Falta de homogeneidade na aplicação do feedback no grupo tutorial foi referida por 12 estudantes (20%). Conclusão: O feedback tutorial apresentou eficácia como um instrumento de avaliação no processo de ensinoaprendizagem do estudante na formação médica. Existem tutores que não o aplicam com frequência, onde as Instituições de Ensino Superior devem estimular os profissionais para esse instrumento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.