O feedback na aprendizagem baseada em problemas como instrumento de ensino-aprendizagem

Eficácia da ferramenta de avaliação

Autores

  • Lívia Dhayany Alexandre da Costa Lima
  • Esmaella Nahama Lacerda Sabino
  • Carlsson Delambert
  • Bruno Pires Amorim
  • Raphaella Amanda Maria Leite Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2018.11

Palavras-chave:

Avaliação, Feedback formativo, ABP

Resumo

Introdução: A importância da formação de profissionais cada vez mais capacitados estimula o desenvolvimento de novos métodos de ensino, onde a Aprendizagem Baseada em problemas (ABP) se insere. Objetivo: Analisar a eficácia do feedback da metodologia de ensino ABP no processo de avaliação dos estudantes de Medicina. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, constituído por uma amostra de 60 voluntários, estudantes de Medicina, divididos em seis grupos focais, através de entrevista com perguntas sobre a cerca do feedback realizado nos grupos de ABP. Os resultados das variáveis qualitativas foram descritos por frequências. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Instituição. Resultados: Foi observado que 58 estudantes (98.3%) tiveram seu primeiro contato com o método ABP após o ingresso na Faculdade de Medicina de Olinda. O feedback no ABP foi destacado por 54 (90,47%) dos entrevistados como um instrumento importante na aquisição do conhecimento. Falta de homogeneidade na aplicação do feedback no grupo tutorial foi referida por 12 estudantes (20%). Conclusão: O feedback tutorial apresentou eficácia como um instrumento de avaliação no processo de ensinoaprendizagem do estudante na formação médica. Existem tutores que não o aplicam com frequência, onde as Instituições de Ensino Superior devem estimular os profissionais para esse instrumento.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Alexandre da Costa Lima, L. D. ., Lacerda Sabino, E. N. ., Delambert, C. ., Amorim, B. P. ., & Leite Fernandes, R. A. M. . (2018). O feedback na aprendizagem baseada em problemas como instrumento de ensino-aprendizagem: Eficácia da ferramenta de avaliação. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(1), 27–30. https://doi.org/10.56102/afmo.2018.11

Edição

Seção

Artigos Originais