Expectativa do resultado pós-operatório pela ótica do idoso informatizado com síndrome do olho seco e catarata - ética e evidência
Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2018.12Palavras-chave:
Relação médico-paciente, Ética, Informática médica, Catarata, Síndrome do olho secoResumo
Introdução: Explorar a relação do oftalmologista com paciente idoso e intelectualmente diferenciado, do ponto de vista científico, sobre síndrome de olho seco e resultados de cirurgia de catarata. Relato do caso: Médico, pesquisador, branco, 74,5 anos, portador de catarata e olho seco, ansioso por ter obtido informações, em bases de dados, sobre riscos do aumento dos sintomas da síndrome de olho seco no pós-operatório da facectomia. Foi adequadamente avaliado pelo especialista, assim se candidatando ao procedimento de forma livre e espontânea. Comentários: As informações técnicas pelo profissional especializado tiveram seu cerne em medicina baseada em vidência e ética, dando suporte para redução da ansiedade do paciente. Há necessidade do preparo do especialista para lidar com os pacientes idosos do novo milênio, atualizados na era cibernética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.