Impacto da COVID-19 no diagnóstico e tratamento do câncer urológico

uma revisão da literatura

Autores

  • Ebert Siebra Teles Faculdade de Medicina de Olinda - FMO
  • Juliana Marques de Paula Cruz Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Antonio Cesar Marques da Costa Cruz Faculdade de Medicina de Olinda - FMO

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2022.127

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Tratamento de câncer, Geniturinário, Urologia

Resumo

INTRODUÇÃO: No final de 2019, foi relatado o surgimento de uma nova doença causada pelo SARS- CoV-2, originário de Wuhan, China, responsável por causar uma síndrome respiratória aguda grave. Causando-se, assim, uma crise de saúde sem precedentes, lotando os hospitais e causando cancelamento dos atendimentos médicos não urgentes. O impacto da implementação de protocolos de priorização cirúrgica estão sendo um dos maiores desafios para os urologistas nessa npandemia, devido ao aumento de cirurgias oncológicas adiadas. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente estudo consiste em uma revisão de literatura, na qual os dados apresentados provêm de artigos científicos publicados no ano de 2020. A busca desses artigos foi realizada nos bancos de dados SCIELO e PUBMED. DISCUSSÃO: O trabalho buscou relatar os efeitos globais da pandemia do COVID-19 na prática clínica cirúrgica e oncológica em urologia, mostrando que o adiamento de certas cirurgias pode causar progressão clínica de curto prazo do câncer, aumento da mortali- dade específica por câncer e alguns danos psicológicos, tais como ansiedade e depressão . CONCLUSÃO: Como explanado na maioria dos artigos sobre o tema, o médico tem papel fundamental na classificação dos pacientes quanto aos riscos de sua doença e risco de internação, além da grande importância do desenvolvimento de protocolos por equipes multidisciplinares para melhor categorizar as prioridades e minimizar os prejuízos desses adiamentos cirúrgicos para os pacientes.

Biografia do Autor

Ebert Siebra Teles, Faculdade de Medicina de Olinda - FMO

Estudante de Medicina da Faculdade de Medicina de Olinda-FMO e Membro da Liga Acadêmica de Urologia de Pernambuco-LAUP.

Juliana Marques de Paula Cruz, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Estudante de Medicina Da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Membro da Liga Acadêmica de Urologia de Pernambuco.

Antonio Cesar Marques da Costa Cruz, Faculdade de Medicina de Olinda - FMO

Professor da Faculdade de Medicina de Olinda-FMO e Orientador da Liga Acadêmica de Urologia de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Teles, E. S., Cruz, J. M. de P., & Cruz, A. C. M. da C. (2022). Impacto da COVID-19 no diagnóstico e tratamento do câncer urológico: uma revisão da literatura. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(5), 36–39. https://doi.org/10.56102/afmo.2022.127

Edição

Seção

Artigo de Revisão