Novembro azul: por que rastrear o câncer de próstata?

Autores

  • Emerson Barbosa do Nascimento Faculdade de Medicina de Olinda
  • Kyvia de Araújo Loiola
  • Alyne Medeiros Pereira de Araújo
  • Joanna Pimentel de Vasconcelos
  • Leslie Clifford Noronha de Araújo
  • Joelmir Lucena Veiga da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2021.137

Palavras-chave:

novembro azul, câncer de próstata, rastreamento, dados epidemiológicos, ministério da saúde.

Resumo

Introdução: O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo.

Objetivo: O objetivo desse artigo de revisão é ser uma base de estudo, voltado para a importância a respeito da integralidade da saúde do homem dando foco referente ao rastreamento do câncer de próstata na campanha “Novembro Azul” e ao longo do ano.

Método: Esse artigo trata-se de uma revisão de estudos exploratórios, de forma descritiva e qualitativa, dos dados disponíveis e atualizados através de pesquisa bibliográfica.

Conclusão: Através dessa revisão de literatura podemos verificar que sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no Brasil em todas as Regiões, onde a estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo e que se faz necessário intervir ativamente em ações que possam prevenir e tratar precocemente.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Barbosa do Nascimento, E., de Araújo Loiola, K., Medeiros Pereira de Araújo, A., Pimentel de Vasconcelos, J., Clifford Noronha de Araújo, L., & Lucena Veiga da Silva, J. (2022). Novembro azul: por que rastrear o câncer de próstata?. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(6), 42–45. https://doi.org/10.56102/afmo.2021.137

Edição

Seção

Artigo de Revisão