Novembro azul: por que rastrear o câncer de próstata?
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2021.137Palavras-chave:
novembro azul, câncer de próstata, rastreamento, dados epidemiológicos, ministério da saúde.Resumo
Introdução: O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. A estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo.
Objetivo: O objetivo desse artigo de revisão é ser uma base de estudo, voltado para a importância a respeito da integralidade da saúde do homem dando foco referente ao rastreamento do câncer de próstata na campanha “Novembro Azul” e ao longo do ano.
Método: Esse artigo trata-se de uma revisão de estudos exploratórios, de forma descritiva e qualitativa, dos dados disponíveis e atualizados através de pesquisa bibliográfica.
Conclusão: Através dessa revisão de literatura podemos verificar que sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no Brasil em todas as Regiões, onde a estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo e que se faz necessário intervir ativamente em ações que possam prevenir e tratar precocemente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emerson Barbosa do Nascimento, Kyvia de Araújo Loiola, Alyne Medeiros Pereira de Araújo, Joanna Pimentel de Vasconcelos, Leslie Clifford Noronha de Araújo, Joelmir Lucena Veiga da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.