Estresse e a necessidade da valorização profissional na implantação dos processos de humanização do SUS (Humanizasus)
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2018.40Palavras-chave:
HumanizaSUS, Valorização profissional, Estresse, HumanizaçãoResumo
Introdução: O Ministério da Saúde vem desde 2004 implantando medidas para melhoria da qualidade e atendimento humanizado ao usuário do SUS, o HumanizaSUS. Várias diretrizes foram instituídas dentre elas a valorização profissional, no entanto, nenhuma medida prática foi tomada em prol do valor do profissional de saúde, que é um dos mais propensos a estresse. Objetivo: Mostrar associação entre as síndromes de estresse relacionadas com o trabalho em profissionais da área de saúde e seu impacto no processo de humanização, proposto pelo Ministério da Saúde. Métodos: Foi realizada pesquisa bibliográfica dentre diversas bases de dados disponíveis como Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Scielo visando a obtenção de dados. Citações sobre presença de estresse e síndrome de burnout e necessidade de valorização profissional foram encontradas nas fontes estudadas. Resultados: Embora existam referências sobre o tema, permanece lacuna sobre associação da atividade profissional e implantação do HumanizaSUS, do contrário, foram encontradas medidas que aumentam a exposição do profissional foram provisionadas, tratando a valorização profissional de forma secundária, aumentando o grau de estresse e aumentando o número de profissionais com síndrome de
burnout, com atraso e problemas para implementação das medidas requisitadas pelo Ministério da Saúde. Conclusão: A valorização do profissional de saúde é fundamental para a implementação do HumanizaSUS, a não observação desta necessidade acarreta em atrasos e má condução no objetivo de humanização do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.