O impacto da COVID-19 na população idosa: revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2021.142Palavras-chave:
covid – 19, idoso x covid -19Resumo
RESUMO: Objetivo: o objetivo do presente estudo foi evidenciar o impacto da covid-19 na população idosa, identificando os problemas enfrentados por esse grupo durante a pandemia. Método: Foi realizada busca bibliográfica na base de dados Scielo no dia 19 /12/2020, utilizando os idiomas português e espanhol, resultando em 1.643 artigos que após a inserção de novo filtro - covid e idosos- resultou em 71 artigos. Foram selecionados artigos que continham no título "idoso e COVID-19" e, após a remoção de artigos duplicados, selecionamos 6 trabalhos que atendiam a todos os critérios. Resultados: Pessoas idosas com multimorbidades têm um risco aumentado de apresentar a forma grave da COVID – 19. As informações que cada país veiculava sobre o tema eram heterogêneas, visto que as características de cada lugar são singulares e a forma como cada governo se porta diante das informações e se prepara para receber a população idosa difere de um local para outro. A Pandemia também ocasionou e amplificou casos de violência contra os idosos, inclusive a discriminação dos mesmos. Conclusão: A pandemia do vírus Covid – 19 ocasionou e exacerbou vários problemas na população idosa. Foi identificada nos trabalhos estudados, a questão da pessoa idosa estar inserida no grupo de risco e, o aumento do risco de complicações dessa parcela da população quando associadas idade e comorbidades. Evidenciou-se também, a presença do aumento da violência nos seus vários aspectos e da comunicação inapropriada em geral, como por exemplo as ¨Fake News” cibernéticas e televisivas. O Sistema único de saúde tem um papel importante por intermédio da Estratégia de saúde da família de amenizar as iniquidades sociais, assim como controlar as doenças crônicas e sua prevenção, diminuindo as comorbidades e a suscetibilidade da pessoa idosa a agravos. A pandemia traz reflexões importantes sobre a implementação de políticas públicas sociais e de saúde que assegurem o esclarecimento e os direitos da população idosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandra Rodrigues Benedito, Débora Cristina Vieira dos Santos, Daniele Figueiredo Magalhães, Paulo Savio Goes, Lucas Gomes de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.