Comparação do bloqueio de canal de cálcio vascular promovido por verapamil e nifedipina por modelagem molecular
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2022.187Palavras-chave:
Agentes anti-hipertensivos, Bloqueador de canal de cálcio, Docking molecularResumo
As doenças cardiovasculares são extensivamente estudadas devido aos seus riscos e prevalência mundial. Sendo assim, a pesquisa por novos tratamentos é um processo contínuo e as substâncias isoladas de plantas são uma promissora fonte de fármacos. Atualmente, análises de modelagem molecular são realizadas para compreender a relação entre estrutura-função de um alvo farmacológico e suas interações proteína-ligante, e assim o mecanismo exato da ação farmacológica. Diante disso, este trabalho pretende comparar o bloqueio do canal de cálcio dependente de voltagem promovido por verapamil e nifedipina com análises de modelagem molecular. Os experimentos de docking molecular foram realizados usando o portal Dockthor e análises com o programa Chimera. As energias de afinidade foram comparadas utilizando o programa GraphPad Prism, com o teste “t”, onde valores de p < 0,05 foram considerados significantes. Os resultados mostram que verapamil teve uma afinidade melhor do que nifedipina (p < 0,0001). As simulações de configuração no canal foram diferentes, ambos bloqueando o poro do canal, o que impede o influxo de cálcio na célula. Estes dados serão úteis para comparar com a prospecção de novas drogas que possam bloquear o canal de cálcio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adilson Lima Dos Santos Júnior, Clara de Assis Karoline Oliveira, Marcus Vinícius Guerra Canto, Joelmir Lucena Veiga da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.