Diagnóstico e manejo do Tumor de Wilms na população infantil
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2022.210Palavras-chave:
Tumor de Wilms, Nefroblastoma, Tratamento, Pediatria, diagnósticoResumo
O tumor de Wilms (nefroblastoma) é uma alteração embrionária maligna da linhagem mesodérmica, predominantemente identificado ao longo da infância. A apresentação clínica inicial mais comum é sutil e cursa com o surgimento de uma massa abdominal assintomática. Objetivo: Analisar a abordagem de diagnóstico e tratamento do Tumor de Wilms em crianças. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Portal Periódicos CAPES, Medline, Lilacs e Scopus, através dos descritores “Tumor de Wilms”, “Nefroblastoma”, “Detecção Precoce de Câncer”, “Tratamento”, no período de 01 e 15 de março, 2022. Filtros de busca adotados: publicações dos últimos 5 anos, em português, inglês e espanhol. Ao fim foram selecionados 19 artigos para serem incluídos na redação final da discussão. Resultados e discussão: Do total de artigos selecionados, 52,63% são procedentes da CAPES, 26,31% encontrados na Medline, Lilacs correspondendo a 10,53% e Scopus, significando 10,53%. Os autores estão em consonância quanto a adoção de protocolos como o International Society of Paediatric Oncology e as diretrizes do Grupo de Oncologia Infantil para a definição do diagnóstico de modo seguro e eficaz. O prognóstico segue sendo positivo na maioria dos casos, no entanto algumas variáveis podem influenciar a evolução, como o tipo histológico do tumor e período de início do tratamento. Conclusão: a atenção da equipe multidisciplinar no processo de diagnóstico precoce influi diretamente na qualidade do tratamento prestado para o paciente, sendo o resultado de exames de imagem e a avaliação imunohistológica essenciais para o estadiamento e adequação terapêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marissol Ivo Braz, Weny Félix Lima Gomes, Ana Katarina Gonçalves de Siqueira, Rafael Azevedo Foinquinos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.