Inibidores SGLT-2 no tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2022.229Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, insuficiência cardíaca, doenças cardiovasculares, doença renal crônica, mortalidadeResumo
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada pela diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo. O uso dos inibidores do transportador de sódio-glicose 2 (ISGLT2) em portadores de IC, mostraram uma eficácia na diminuição de mortalidade e internação.
Metodologia: Realizado levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, analisando os benefícios do ISGLT2 nas principais revistas de alto impacto. Discussão: O EMPAREG mostrou menor mortalidade no uso de Empaglifozina comparando-se ao placebo (3,7% vs. 5,7%). O estudo da Canaglifozina, CANVAS, mostrou 14% menor de risco de morte cardiovascular em pacientes sem doença cardiovascular (DCV), em pacientes com DCV conhecida, diminuiu em 18%. O DECLARE-TIMI 58, evidenciou que pacientes com DM2 há menor risco de IC e morte por eventos cardiovasculares entre os pacientes que utilizaram a Dapaglifozina comparado ao placebo (4,9% vs. 5,8). No DAPA HF, o número de mortes por causa cardiovascular foi de 9,7% vs 11,5% dos pacientes que tomaram placebo. No EMPEROR-REDUCED, com Empaglifozina, o desfecho primário ocorreu em 361 dos 1863 pacientes (19.4%) no grupo que recebeu a droga e em 462 dos 1867 pacientes (24.7%) no grupo placebo. O SOLOIST-WHF, analisando a Sotaglifozina, observou a ocorrência de desfecho primário em 245 pacientes no grupo do medicamento contra 355 no grupo placebo.
Conclusão: Os pacientes com IC ganharam uma nova opção para o seu tratamento, sendo inclusive, citada nas diretrizes mais recentes de todo o mundo, entretanto, ainda são necessários novos estudos para testar sua aplicabilidade na IC com fração de ejeção preservada
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Toscano Paffer, Isabelly Regina Bezerra de Albuquerque Cortez, Marcelo Danilo Damasso Lisboa Costa, Maria Rosália da Costa Neta, Marina Lins Tavares Pedroza Monteiro, Vitória Maria Terra Lopes, Silvio Hock de Paffer Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.