Produtividade Hospitalar e Impacto da Gestão da Qualidade em Dois Hospitais de Ensino do Sistema Nacional de Saúde Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2019.54Palavras-chave:
Administração hospitalar, Eficiência, Gestão.Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho de dois grandes hospitais de ensino do Nordeste, antes e após a gestão administrativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e analisar comparativamente o impacto de um programa de certificação de qualidade implantado em um dos hospitais. Instituições. Foi realizado por meio de pesquisa quantitativa, transversal e estudo analítico para mensurar o desempenho dessas instituições, constituído em uma avaliação de desempenho considerando dois períodos, de janeiro a julho de 2013 e de 2016. Pode ser observado em relativo ao Hospital de Educação de Pernambuco (HC / UFPE), um aumento do número de leitos de internação (3,23%). No entanto, no Hospital Universitário da Bahia (HU / UFBA), não houve alteração entre 2013 e 2016. Em relação ao indicativo de recursos humanos, antes e após a administração do EBSERH, verificou-se que no HC / UFPE, houve um significativo aumento de empregados (60,86%), assim como no HU / UFBA (28,22%). No indicador de mortalidade, no HC / UFPE houve aumento (60,71%); no HU / UFBA houve queda (33,33%). Portanto, o estudo mostra que o desempenho em ambos os hospitais de ensino, HC / UFPE e HU / UFBA, foi satisfatório, o que pode ser justificado pela inserção do EBSERH e também pelo programa de acreditação de gestão da qualidade, especificamente implementado no HU / UFBA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.