Health education strategy for the prevention of Sexually Transmitted Infections

experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2023.248

Keywords:

Disease prevention, Sexually Transmitted Infections, Primary health care, Health education

Abstract

Estimates of the incidence of Sexually Transmitted Infections reach different audiences and have multiple etiologies, symptoms and complications that can be prevented, diagnosed and treated early through health education practices in primary care. in health experienced by students in Primary Care according to the methodological proposal of education defended by Paulo Freire. words of thanks for the space offered.

Author Biographies

Alessandra Nunes Farias, Faculdade de Medicina de Olinda

Estudante de Medicina na Faculdade de Medicina de Olinda, com experiência estudantil no projeto de extensão e de pesquisa da Liga de Genética Médica da Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Giovana Teixeira Martins Cavalcanti, Faculdade de Medicina de Olinda

Student at the Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brazil.

Helder Elísio Evangelista Vieira, Faculdade de Medicina de Olinda

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Especialista em Micologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Até 2020 foi membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Patos-PB. Nesta mesma Universidade atuou como Professor Titular de Medicina onde lecionou as disciplinas de Citologia e Genética, no Eixo Básico-Clínico I. Também foi docente nas disciplinas de Histologia Geral, Biologia Celular e Molecular, Citogenética e Micologia Clínica nos cursos de Bacharelado em Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição. É professor efetivo da Rede Pública Estadual nas disciplinas de Ciências e Biologia. Tem experiência nas áreas de Micologia e Microbiologia, com ênfase em Genética e Biologia Molecular. Atualmente é discente do Curso de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Pedro Guilherme Fernandes Lima, Faculdade de Medicina de Olinda

Student at the Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brazil.

Synara Ricardo Dourado, Faculdade de Medicina de Olinda

Student at the Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brazil.

Jéssica Rodrigues Correia e Sá, Faculdade de Medicina de Olinda

Doutoranda em Enfermagem e Educação em Saúde no Programa de Pós Graduação em Enfermagem no CCS da UFPE, Docente da Unidade Curricular Integração, Academia, Serviço e Comunidade na Faculdade de Medicina de Olinda, Orientadora da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC-FMO), Professora Substituta na Universidade Federal de Pernambuco (Saúde Mental/ Enfermagem 2020-2022), Enfermeira pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo programa de Residência multiprofissional no departamento do Educasaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC- UFPE). Pesquisa e trabalha na área de Saúde Mental, Álcool, Crack outras drogas, atua juntamente com a comunidade em UBSs/USFs, escolas e IES, visando a promoção da Saúde Mental, prevenção do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, buscando a Redução de Danos e o cuidado integral dos indivíduos. Além de experiências com população em situação de rua, matriciamento na rede de atenção à saúde mental, serviço de residência terapêutica e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Olinda, Pernambuco, Brasil.

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Published

2023-06-29

How to Cite

Farias, A. N., Cavalcanti, G. T. M., Vieira, H. E. E., Lima, P. G. F., Dourado, S. R., & Correia e Sá, J. R. (2023). Health education strategy for the prevention of Sexually Transmitted Infections: experience report. Annals of Olinda Medical School, 1(9), 87–92. https://doi.org/10.56102/afmo.2023.248

Issue

Section

Experience Report