A importância da educação em saúde no resgate do paciente cadastrado no HIPERDIA

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2023.266

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Atenção primária à saúde, Hipertensão arterial

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus constituem graves problemas de saúde pública em todo o mundo. Após a criação do HiperDia, ações de prevenção e promoção à saúde envolvendo usuários hipertensos e diabéticos foram implementadas na atenção primária. Durante vivência acadêmica em unidades básicas de saúde, um grupo de estudantes percebeu a necessidade de resgatar os usuários deste programa com baixa adesão ao tratamento medicamentoso. Após a realização de ações estratégicas junto a esses usuários por meio de roda de conversa, triagem glicêmica e aferição da pressão arterial, foi observado uma maior motivação dos usuários na adesão ao tratamento.

Biografia do Autor

Laís Cristhinne Sabino Gondim, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculada à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Ana Carolina de Oliveira Aguiar, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculada à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Domingos Terencio Correia Neto, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculado à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Erick Cesconeto Silveira, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculado à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Guilherme Luiz Araújo Silva França, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculado à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Joelmir Lucena Veiga Silva, Faculdade de Medicina de Olinda

Vinculado à Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Sabino Gondim, L. C., de Oliveira Aguiar, A. C., Correia Neto, D. T., Cesconeto Silveira, E., Araújo Silva França, G. L., & Lucena Veiga Silva, J. (2023). A importância da educação em saúde no resgate do paciente cadastrado no HIPERDIA: um relato de experiência. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(10), 96–101. https://doi.org/10.56102/afmo.2023.266

Edição

Seção

Relato de Experiência