Desenvolvimento de Atividades Lúdicas e Interativas com Idosos Institucionalizados

Relato de Experiência

Autores

  • Flávia Souza Rosa Brandão Faculdade de Medicina de Olinda
  • Mariana Lima de Morais Inocêncio Faculdade de Medicina de Olinda
  • Marcio Antônio Stefani Universidade Católica de Pelotas
  • Vinícius Souza Brandão Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2022.239

Palavras-chave:

Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Idoso, Qualidade de vida

Resumo

A transição demográfica apresenta como consequência o envelhecimento populacional e a busca por assistência a pessoa idosa, expandindo a procura por Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O objetivo do estudo foi descrever a experiência vivenciada por estudantes de medicina em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado de acordo com a Metodologia da Problematização. Foi perceptível que a inserção de atividades lúdicas no cotidiano dos idosos contribuiu para a melhoria do comprometimento cognitivo e da autoestima, proporcionando integração coletiva e realização de vivências diferenciadas da rotina habitual. A proposta dessas atividades favoreceu a integração entre os participantes, melhoria da qualidade de vida e da autoestima dos longevos.

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Souza Rosa Brandão, F., Inocêncio, M. L. de M., Stefani, M. A., & Brandão, V. S. (2022). Desenvolvimento de Atividades Lúdicas e Interativas com Idosos Institucionalizados: Relato de Experiência. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(8), 69–72. https://doi.org/10.56102/afmo.2022.239

Edição

Seção

Espaço Responsabilidade Social