As potencialidades da educação em saúde dialógica na atenção secundária

relato de experiência na clínica-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56102/afmo.2023.247

Palavras-chave:

Educação em saúde, Atenção secundária à saúde, Varíola dos macacos

Resumo

Introdução: As práticas de educação em saúde são importantes nos diferentes contextos vivenciados pelos brasileiros no contexto de saúde, já que a dificuldade de acesso ao conhecimento os tornam distantes do entendimento do processo saúde-doença. Objetivo: Descrever os impactos observados em uma ação em saúde acerca da Varíola dos Macacos. Métodos: A ação foi desenvolvida por acadêmicos com a população à espera de atendimentos em uma Clínica-Escola no estado de Pernambuco, mediante discussões e diálogos interativos. Resultados: Observou-se uma população receptiva às discussões que impactam diretamente seu cotidiano, contribuindo com o diálogo, expondo ideias e questionamentos pré-existentes. Considerações finais: As discussões em saúde tornam o indivíduo protagonista do processo saúde-doença, estimulando a busca pelo bem-estar por meio da autonomia.

Biografia do Autor

Alane Andrade Soares, Faculdade de Medicina de Olinda

Graduanda na Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Ana Paula Rocha da Costa, Faculdade de Medicina de Olinda

Graduanda do curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Olinda. Presidenta da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC- FMO). Colaboradora do Núcleo de Pesquisas da ALASF (Associação da Ligas Acadêmicas de Saúde da Família). Olinda, Pernambuco, Brasil.

Andressa Joyce Pereira Bispo, Faculdade de Medicina de Olinda

Cursando Medicina na Faculdade de Medicina de Olinda. Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Olinda, Pernambuco, Brasil.

José Mário Ferreira da Rocha Junior, Faculdade de Medicina de Olinda

Graduando na Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Juliana Figueiredo Sobel, Faculdade de Medicina de Olinda

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Foi Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Universidade de Pernambuco (2017). Mestre em Saúde Pública pelo Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (2020). Tem experiência na Terapia Ocupacional, com ênfase em saúde mental e atenção primária a saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental, reabilitação psicossocial, educação popular e pedagogia Paulo Freire. Atualmente, graduanda em Medicina pela Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Letícia Maria Silva Evangelista, Faculdade de Medicina de Olinda

Graduanda na Faculdade de Medicina de Olinda. Olinda, Pernambuco, Brasil.

Jéssica Rodrigues Correia e Sá, Faculdade de Medicina de Olinda

Doutoranda em Enfermagem e Educação em Saúde no Programa de Pós Graduação em Enfermagem no CCS da UFPE, Docente da Unidade Curricular Integração, Academia, Serviço e Comunidade na Faculdade de Medicina de Olinda, Orientadora da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC-FMO), Professora Substituta na Universidade Federal de Pernambuco (Saúde Mental/ Enfermagem 2020-2022), Enfermeira pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV). Especialista em Saúde Mental Coletiva pelo programa de Residência multiprofissional no departamento do Educasaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre pelo Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC- UFPE). Pesquisa e trabalha na área de Saúde Mental, Álcool, Crack outras drogas, atua juntamente com a comunidade em UBSs/USFs, escolas e IES, visando a promoção da Saúde Mental, prevenção do uso abusivo de álcool, crack e outras drogas, buscando a Redução de Danos e o cuidado integral dos indivíduos. Além de experiências com população em situação de rua, matriciamento na rede de atenção à saúde mental, serviço de residência terapêutica e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Olinda, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Soares, A. A., Costa, A. P. R. da, Bispo, A. J. P., Rocha Junior, J. M. F. da, Sobel, J. F., Evangelista, L. M. S., & Correia e Sá, J. R. (2023). As potencialidades da educação em saúde dialógica na atenção secundária: relato de experiência na clínica-escola. Anais Da Faculdade De Medicina De Olinda, 1(9), 79–86. https://doi.org/10.56102/afmo.2023.247

Edição

Seção

Relato de Experiência