As potencialidades da educação em saúde dialógica na atenção secundária
relato de experiência na clínica-escola
DOI:
https://doi.org/10.56102/afmo.2023.247Palavras-chave:
Educação em saúde, Atenção secundária à saúde, Varíola dos macacosResumo
Introdução: As práticas de educação em saúde são importantes nos diferentes contextos vivenciados pelos brasileiros no contexto de saúde, já que a dificuldade de acesso ao conhecimento os tornam distantes do entendimento do processo saúde-doença. Objetivo: Descrever os impactos observados em uma ação em saúde acerca da Varíola dos Macacos. Métodos: A ação foi desenvolvida por acadêmicos com a população à espera de atendimentos em uma Clínica-Escola no estado de Pernambuco, mediante discussões e diálogos interativos. Resultados: Observou-se uma população receptiva às discussões que impactam diretamente seu cotidiano, contribuindo com o diálogo, expondo ideias e questionamentos pré-existentes. Considerações finais: As discussões em saúde tornam o indivíduo protagonista do processo saúde-doença, estimulando a busca pelo bem-estar por meio da autonomia.
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